Arteterapia

O que é Arteterapia?

É uma prática terapêutica na qual são utilizados materiais expressivos (colagem, pintura, modelagem, desenho, tecelagem, história, músicas, contos, etc.) que possibilitam a expressão simbólica, e consequentemente possibilita o contato do indivíduo consigo mesmo, o que poderá levá-lo a mudanças significativas em seu estado emocional e psíquico.
Ao iniciar a arteterapia, é dada a partida a uma jornada, na qual o indivíduo produz e compartilha o que foi construído, por vezes, desconstrói, e reconstrói, fazendo uso dos recursos que os materiais expressivos possuem.
Compartilha suas memórias, que surgem carregadas de sentimentos e pensamentos mais variados. O trajeto desta jornada pode ser iluminado, colorido, às vezes um pouco mais sombrio, com o surgimento de formas e múltiplos sentidos e significados. Em alguns momentos podem aparecer obstáculos que tentam bloquear o progresso, porém cada pessoa tem alternativas de ainda assim continuar a caminhada.
Esse caminhar é pessoal e vem impulsionado pela disposição de cada um de querer alcançar o seu próprio objetivo.

Como é realizada?

A arteterapia tem a arte como alicerce do processo terapêutico, no entando, não se faz necessário conhecimentos prévios de técnicas e conceitos artísticos.
As produções simbólicas apresenta a psique em estágios variados, ativando e realizando a comunicação entre inconsciente e ego. Este processo colabora para a compreensão e resolução de estados afetivos em conflito, possibilitando a estruturação e a expansão da personalidade através da criação. 

Como a arteterapia pode ajudar?

Pode auxiliar pessoas que experienciam ansiedade, traumas ou demais dificuldades, assim como pessoas que buscam desenvolvimento pessoal.
Por meio do processo criativo e da reflexão sobre trabalhos artísticos resultantes, as pessoas podem ampliar o conhecimento de si e dos outros, aumentar sua autoestima, lidar melhor com sintomas, ansiedade, estresse e experiências traumáticas, desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais e desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico. 

Quem é arteterapeuta?

Arteterapeutas são profissionais com treinamento tanto em arte como em terapia. Têm conhecimento sobre desenvolvimento humano, teorias psicológicas, práticas clínicas, tradições espirituais, multiculturais e artísticas e sobre o potencial curativo da arte.
Utilizam a arte em tratamentos, avaliações e pesquisas, oferecendo consultoria a profissionais de áreas afins. Arteterapeutas trabalham com pessoas de todas as idades, indivíduos, casais, famílias, grupos e comunidades. Oferecem seus serviços individualmente e como parte de equipes profissionais em contextos que incluem saúde mental, reabilitação, instituições médicas, legais, centros de recuperação, programas comunitários, escolas, instituições sociais, empresas, ateliês e prática privada (AATA, 2003). 

Para quem é recomendado?

Crianças, adolescentes, adultos e Idosos.
Não é necessário conhecimentos prévios de técnicas ou conceitos artísticos.

Recomendado para as pessoas que desejam melhorar o bem-estar psíquico mantendo bons níveis de estabilidade emocional em vários âmbitos da vida.